terça-feira, 19 de abril de 2011

FILIAÇÃO

Já alguma vez se perguntaram qual é o significado dos comportamentos de filiação?

Já dei por mim algumas vezes a perguntar aos meus botões porque tenho estes amigos e não aqueles; porque é que este tipo de personalidade e gostos me atraem mais do que outros.
Retirei alguns excertos do livro "Psicologia actual e desenvolvimento da criança", dos autores Pierre Vayer e Charles Roncin, que me pareceram bastante interessantes e que focam precisamente este tema das relações entre pares:

"(...) a procura do outro e essa escolha deliberada do ou dos parceiros não são apenas peculiares na infância, são fenómenos essencialmente humanos. A comunicação sendo uma necessidade fundamental do ser (...) só pode" existir se "para isso houver um interlocutor, o outro pólo da comunicação. Esse interlocutor é escolhido em função da sua capacidade de aceitação e de trocas; (...) Além do mais, o sentimento de segurança suscitado por uma relação positiva facilita o empenho na acção (...) A comunicação ao nível das pessoas permite ao indivíduo associar o seu desejo e a sua imaginação aos dos outros (...)". 
 Ao longo do livro falam muito sobre a segurança...a segurança que outros nos demonstram é um dos grandes factores que nos faz escolher um amigo, um grupo, uma relação. A partir daqui começam a surgir factores emocionais.
E tu? O que procuras num amigo?

Sem comentários:

Enviar um comentário