quinta-feira, 21 de abril de 2011

Álcool, Adolescentes e Relação entre Pares

O consumo de álcool acontece em jovens cada vez mais novos e é cada vez mais frequente. Porquê?

Dá uma espreitadela ;)      http://www.tvi24.iol.pt/videos/pesquisa/adolescentes/video/13407634/1

Segundo o vídeo 47% dos jovens de 13 anos consomem álcool com frequência e em grandes quantidades. Penso que este aumento de consumo se deve a dois factores:
1 – Mostrar a autonomia que se adquire ao atingir a adolescência e a “libertação do domínio” dos pais, presente na infância;
2 – A integração num grupo de pares. Muitos adolescentes bebem porque o amigo também bebe ou porque aquele rapaz ou rapariga que é “porreiro” e tem sorte com o sexo oposto e é “popular” bebe então também bebem para ser como ele/ela e serem “populares”.

“A partir da adolescência é esperado que os indivíduos se confrontem com um processo de aquisição de uma autonomia e independência emocional dos pais e simultaneamente, estabeleçam relações interpessoais e de intimidade mais amadurecidas com os pares (Caissy, 1994; Zimmer-Gembeck,2002)”

Não se pode culpar os “outros” por algo que cada um faz, com plena consciência e por não saber os seus limites, mas a culpa é de um e de todos. A culpa é do adolescente por não dizer “Não” e por não conhecer os seus limites e achar que não se diverte se não beber, é do grupo de pares por incentivar a beber e por incutir a ideia de que “se não bebes és um menino (a) e não sais mais connosco” e é de muitos estabelecimentos que vendem álcool a adolescentes sem se importarem com a idade ou com as consequências. 

É um assunto muito sério e penso que devemos educar os adolescentes a beber, com palestras apesar da maioria ser um motivo para não ter aulas sempre com o pensamento de “não me vai acontecer a mim, estão a exagerar” e em casa também junto dos pais, irmãos mais velhos, etc não proibindo mas instruindo quanto às bebidas que têm menos álcool, as que se bebem com sumo etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário